A importância da Educação Feminista no Espaço Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8347

Palabras clave:

Feminismo;, Educação;, Igualdade de Gênero;, Empoderamento.

Resumen

Este relato de experiência enfatiza a importância do ensino do feminismo na educação básica, evidenciando como práticas pedagógicas feministas beneficiam tanto homens quanto mulheres. A vivência como professora e diretora na Escola de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, em Iguatu, possibilitou perceber a necessidade de abordar questões de gênero e violência simbólica no ambiente escolar. O objetivo geral deste relato foi inserir a leitura de obras da autora Chimamanda Ngozi Adichie, em sala de aula como forma de combater a desigualdade de gênero e promover o empoderamento feminino. Por meio de encontros semanais e discussões sobre obras de autoras feministas, os alunos foram estimulados a refletir sobre dinâmicas de poder e relações de gênero. O projeto "Feminismo e Sororidade: Cicatrizes que Transbordam Lutas" buscou empoderar as alunas e conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero, promovendo um ambiente de respeito e colaboração. Os resultados revelaram uma mudança significativa nas interações entre meninos e meninas, com aumento do respeito mútuo e maior participação das meninas nas atividades escolares, ressaltando a importância de uma educação que promova a igualdade de gênero.

 

Biografía del autor/a

Nayara Martins Costa , Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (2013) pela Faculdade Kurios, graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa com suas Respectivas Literaturas (2011) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - FECLI) e mestranda pela UECE, no Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL).

Keila Andrade Haiashida , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Geografia (UECE), Mestra em Educação (UFC), Graduada em Pedagogia (UFC), Graduanda em Psicologia (UNINASSAU). Professora Adjunta da FECLESC/UECE, Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras e Professora Permanente do Mestrado Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).

Citas

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. Tradução Denise Bottmann. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das letras, 2015.

BEAUVOIR, Simone. (1967). O Segundo Sexo (3ª ed., Vol. 2). Difusão Europeia do Livro.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

HOOKS, Bell. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Campinas: Editora da Unicamp, 1986.

Publicado

20/12/2024

Cómo citar

COSTA , N. M. .; HAIASHIDA , K. A. . A importância da Educação Feminista no Espaço Escolar. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8347. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8347. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade