Sobre Crisálida e Metamorfoses:

estesia, currículo e formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8346

Palabras clave:

Formação docente;, Currículo;, Estesia.

Resumen

O objetivo geral deste artigo é refletir sobre currículo, estesia e formação docente, a partir dos estudos e impactos na prática pedagógica dos participantes do grupo de formação docente Crisálida Art&ducação em (trans)formação, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Como objetivos específicos, visamos apresentar reflexões sobre a proposta do projeto de extensão como dispositivo de formação docente; apontar se e de que maneira o Crisálida tem afetado a prática docente de seus componentes; destacar elementos presentes no Crisálida que ampliam saberes docentes de seus participantes. Para isso, amparamo-nos em pesquisa de cunho qualitativo e usamos o referencial a partir de  DÁvila ( 2022); Duarte Jr (2004), Larossa (2021) Pagni (2014) e Sacristám (1999). Como resultados, os dados nos permitem concluir que espaços de formação ludo-estéticos fazem a formação se tornar mais significativa, mais humana, portanto política e técnica.

Biografía del autor/a

Agatha Creston , Universidade Federal do Ceará

Estudante de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Integrante do grupo de estudos “Crisálida: art&ducação e (trans)formação de educadores”, bolsista voluntária do Círculo de Produção Literária Escrevivências Transviadas.

Sahmaroni Rodrigues de Olinda , Universidade Federal do Ceará

Doutor em educação (UFC/Sorbonne Cité 13), professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus, o Círculo de Produção Literária Escrevivências Transviadas.

Alexandre Santiago da Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação Brasileira pela UFC (universidade Federal do Ceará-2017) Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005).

Citas

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Publicado

20/12/2024

Cómo citar

CRESTON , A.; OLINDA , S. R. de .; COSTA, A. S. da . Sobre Crisálida e Metamorfoses: : estesia, currículo e formação docente. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8346. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8346. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade