Ateliê Project
An Affective Relationship between School, Family and Child
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8375Keywords:
Atelier Project;, Early Childhood Education;, Public education;, Daycare.Abstract
The Ateliê Project in Early Childhood Education values collaboration between school, family and child, focusing on diversity, participation and care in relationships. At the Francisca de Abreu Lima Early Childhood Education Center (CEc), activities such as meetings and workshops involve families for collective improvements. This experience report of a moment of integration between families and the school included a game that presented the daycare routine, a video about the partnership between families and the school, a conversation circle to align expectations and an experience aimed at strengthening the bond that exists between parents and their children.
References
Fortaleza. Secretaria Municipal da Educação. Projeto ateliê: uma tessitura protagonizada pela triangulação família, escola e criança / Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. – Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2020. 150 p. il. ISBN: 978-65-88819-05-0
NOGUEIRA, Maria Alice. Família E Escola Na Contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação e Realidade. jul./dez. 2006.
SEBASTIANI, Márcia Teixeira. A ideia de infância e sua escola. Curitiba: Ed. UNICAMP, 2015.
FRABBONI, F. A escola infantil entre a cultura da infância e a ciência pedagógica e didática. In: ZABALZA, M. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
URBIM, Emiliano. O Fim Da Infância. 2009. Disponível em: < http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/historia-infancia-502839.shtml>. Acesso em 01 de agosto de 2024.
KRAMER, Sonia. A política do Pré-Escolar no Brasil: A arte do disfarce. 8ª ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE). Plano Nacional de Educação. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. 2020.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin; MARTORELL, Gabriela. Desenvolvimento humano. 12ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Educ. rev. Belo Horizonte, n. 44, p 157-175, dez. 2006.
BRANDÃO, Carlos R. O que é educação. 47. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CORRÊA, Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 3, Setembro/Dezembro de 2017: 379-386
PASQUALINI, J. C. A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, 14(1), 31-40. 2009.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas (vol. III). Madrid: Visor. 1995.
POLONIA, Ana da Costa Polonia; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em Busca De Uma Compreensão Das Relações Entre Família E Escola: Relações Família-Escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005. Volume 9. Número 2 303-312.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mayara Alves Loiola Pacheco, Bruno de Oliveira Sales Mota
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.