School inclusion and assistive technology: ways that facilitate learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7359

Keywords:

inclusão, tecnologias assistiva, Prática docente.

Abstract

This article aims to present school inclusion and assistive technology to assist in special education and even at home. This study was compiled through literature review, investigations from literature analysis and evidence from educational experts who reported how difficult it is to use a mixed system to propose activities to students with certain disabilities, but they are proposed activities that used websites. that will help with daily tasks. Assistive technologies are tools that support the student, so the teacher needs to be prepared to use this technology in the classroom and make the school accessible, so it is important to invest in teacher training. As well as the use of assistive technology, schools promoted accessibility for students with special needs in classrooms, so it was important to promote inclusion in schools.

Author Biographies

Marilene Rosa da Silva , Fundação Universitária Ibero-americana

Graduada em Pedagogia (URCA), Pós graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional, (UNIP) Pós graduada em Docência em escola de tempo integral e integrada, Metodologia no ensino de tempo integral e integrada, (UFG) Pós  no ensino de História (Faculdade METROPOLITANA). Educação especial e inclusiva (FAVENI). Graduada em História, pós em Educação Infantil. (FCE). Mestranda UNINI/MEXICO.

Olga Aparecida da Silva Martins , Fundação Universitária Ibero-americana

Graduada em Pedagogia (UNISEPE), pós-graduada em Gestão Escolar Integradora, Coordenação Pedagógica e Planejamento, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Infantil e Educação Inclusiva. Mestranda UNINI/PORTO RICO.   

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados / Secretaria de Educação Especial - Brasília: MEC: SEESP, 2002, fascículo 1. 56p.: il.

Ministério da Educação - Ministério da Educação (mec.gov.br) 15/08/2022

BRASIL Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, atendimento educacional especializado, Presidência da Republica (jusbrasil.com.br) 13/08/2022

CORDE, Comitê de Ajudas Técnicas, ATA.V, Disponível em.https://www.mj.gov.br/sedh/corde/dpdh/comite_at.asp ; acesso em 11/07/2022

MANZINI, Eduardo José. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa. [2. ed.] / Eduardo José Manzini, Débora Deliberado. – Brasília : [MEC, SEESP], 2006. 52 p. : il. parte1.pmd (mec.gov.br) 15/08/2022

MELAZZI, Carina. Tecnologia Assistiva – O que é? Quais os principais exemplos? São Paulo 2020 https://guiaderodas.com/tecnologia-assistiva-o-que-e-quais-os-principais-exemplos/?gclid=CjwKCAjw9NeXBhAMEiwAbaY4lvSujqIwNcRGZmj2UkaumkUSs8FvEHZ3q0hVJNRy8LE0ciJ-EtPGxRoCaPMQAvD_BwE acesso em 12/08/2022

MOURA,L,M,D,S. apud BAPTISTELLA, P, M, B. Tecnologia Assistiva Como mediadora na Inclusão de Indivíduos Com Necessidades Especiais. Florianópolis, 2016. Disponível http://www.brasilescola.com. https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/acessibilidade-espacial-e-tecnologias-assistivaspossibilidades-e-desafios-na-inclusao-escolar.htm acessado em 11/08/2022

Published

28/11/2022

How to Cite

SILVA , M. R. da; MARTINS , O. A. da S. . School inclusion and assistive technology: ways that facilitate learning. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7359. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7359. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos