Tecnologia e sociedade

Análise de aplicativos para transcrição de falas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v6i1.8340

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Tecnologias Educacionais, Acessibilidade

Resumo

Este estudo adota uma abordagem qualitativa com o propósito exploratório para investigar aplicativos que transcrevem falas. Com o avanço da Inteligência Artificial, a pesquisa destaca a importância desses aplicativos no contexto contemporâneo. Sob a perspectiva da Alfabetização Científica, utilizando uma pesquisa na internet e em lojas de aplicativos, foram identificados sete aplicativos, os quais foram analisados com o auxílio de um surdo oralizado. A pesquisa visa avaliar a funcionalidade desses aplicativos disponíveis no mercado, estabelecendo conexões com a acessibilidade comunicacional. O objetivo central é testar a eficácia dos aplicativos para a utilização de diversos públicos, não apenas surdos, visando com que ocorra a participação ativa em atividades ao vivo. A análise desses aplicativos busca contribuir para a inclusão e participação efetiva de sujeitos, sendo que, como resultado, foi possível concluir que nenhum dos aplicativos analisados demonstrou-se plenamente eficaz quanto à promoção da acessibilidade comunicacional.

Biografia do Autor

Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Universidade Federal do Pampa

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa e membro permanente dos programas de pós-graduação em Ensino (Mestrado Acadêmico) e em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). 

Anna Elizandra Sonego Fernandes, Universidade Federal do Pampa

É bacharela em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2022), pós-graduada em Psicologia Escolar e Educacional (2023) e especialista em Neuroeducação (2023) pela mesma instituição. Possui formação no curso-técnico-profissionalizante Curso Normal (2018) e, atualmente, é mestranda em Ensino na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Elisangela Rodrigues Vargas, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Pedagogia Magistério com especialização em Supervisão Escolar. Pós-graduação em Docência Superior pela Faculdade São Judas Tadeu e Libras e Educação para Surdos pela Anhanguera. Mestranda em Ensino pela Universidade Federal do Pampa ( UNIPAMPA). 

Rafaela Melo Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade da Região da Campanha  (2013). Atualmente é Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal do Pampa e Mestranda em Ensino na mesma instituição.

Vinicius Freitas de Menezes, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), pós-graduação em Desenvolvimento Regional pela URCAMP (2008) e pós-graduação em Gestão Escolar com Ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pelo Instituto de Educação e Cultura Ltda. (2024). Atualmente é Mestrando em Ensino pela UNIPAMPA.

Referências

FREITAS, C. C. G.; SEGATTO, A. P. Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da Tecnologia Social: um estudo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia. Caderno EBAPE.BR, v. 12, n. 2, 2014.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), p. 10-16, 2009.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências , v. 16, p. 59-77, 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

SILVA, F. T. dos S. Educação não inclusiva: a trajetória das barreiras atitudinais nas dissertações de educação do programa de pós-graduação em educação (PPGE/UFPE). 2012. 595 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

Downloads

Publicado

26/09/2025

Como Citar

TEIXEIRA DORNELES, P. F. .; SONEGO FERNANDES, A. E.; RODRIGUES VARGAS, E.; MELO FERREIRA, R.; FREITAS DE MENEZES, V. . Tecnologia e sociedade: Análise de aplicativos para transcrição de falas. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 6, n. 1, 2025. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v6i1.8340. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8340. Acesso em: 13 fev. 2026.

Edição

Seção

Pesquisa Empírica