Educação e Emancipação

Diálogos entre Adorno e Freire no Estado da Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8363

Palavras-chave:

Formação de professores;, Formação de professores em perspectiva humana;, Adorno e Freire.

Resumo

Este estudo investigou o seguinte objeto: o campo da formação de professores advindas da perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana, que coloca em relevo a importância de uma educação crítica e emancipatória. A pesquisa partiu da seguinte questão: O que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência? O objetivo geral consistiu em analisar o que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ), que analisou produções acadêmicas de 2019 a 2024, no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicaram que as produções elencadas reforçam a importância de uma formação de professores que propicie a libertação, entendendo a emancipação como um eixo que possibilita a transformação. Concluiu-se que as pesquisas selecionadas destacam a Educação emancipatória como instrumento capaz de promover autonomia e conscientização.

Biografia do Autor

Nikaelly Aline Maia, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica (FUNCAP) UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

 

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

 

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Líder do Grupo de Pesquisas Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB.

 

Referências

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

MAIA, N. A. .; SALES, M. J. F. S. e .; CAVALCANTE, M. M. D. . Educação e Emancipação: Diálogos entre Adorno e Freire no Estado da Questão . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8363. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8363. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade