Educação e Emancipação
Diálogos entre Adorno e Freire no Estado da Questão
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8363Palavras-chave:
Formação de professores;, Formação de professores em perspectiva humana;, Adorno e Freire.Resumo
Este estudo investigou o seguinte objeto: o campo da formação de professores advindas da perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana, que coloca em relevo a importância de uma educação crítica e emancipatória. A pesquisa partiu da seguinte questão: O que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência? O objetivo geral consistiu em analisar o que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ), que analisou produções acadêmicas de 2019 a 2024, no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicaram que as produções elencadas reforçam a importância de uma formação de professores que propicie a libertação, entendendo a emancipação como um eixo que possibilita a transformação. Concluiu-se que as pesquisas selecionadas destacam a Educação emancipatória como instrumento capaz de promover autonomia e conscientização.
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