Educação e Emancipação

Diálogos entre Adorno e Freire no Estado da Questão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8363

Palabras clave:

Formação de professores;, Formação de professores em perspectiva humana;, Adorno e Freire.

Resumen

Este estudo investigou o seguinte objeto: o campo da formação de professores advindas da perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana, que coloca em relevo a importância de uma educação crítica e emancipatória. A pesquisa partiu da seguinte questão: O que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência? O objetivo geral consistiu em analisar o que aponta a perspectiva de Adorno e Freire sobre formação humana para o campo da docência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizou-se a metodologia do Estado da Questão (EQ), que analisou produções acadêmicas de 2019 a 2024, no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicaram que as produções elencadas reforçam a importância de uma formação de professores que propicie a libertação, entendendo a emancipação como um eixo que possibilita a transformação. Concluiu-se que as pesquisas selecionadas destacam a Educação emancipatória como instrumento capaz de promover autonomia e conscientização.

Biografía del autor/a

Nikaelly Aline Maia, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica (FUNCAP) UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

 

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB).

 

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Líder do Grupo de Pesquisas Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB.

 

Citas

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Publicado

20/12/2024

Cómo citar

MAIA, N. A. .; SALES, M. J. F. S. e .; CAVALCANTE, M. M. D. . Educação e Emancipação: Diálogos entre Adorno e Freire no Estado da Questão . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8363. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8363. Acesso em: 6 feb. 2025.

Número

Sección

Dossiê Educação e Interculturalidade