Educação Infantil:

Arte e Diversidade na Prática Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8360

Palavras-chave:

Educação Infantil;, Diversidade;, Autoestima;, Abordagem Triangular.

Resumo

O presente relato de experiência foi desenvolvido em uma escola da Prefeitura de Fortaleza e versa sobre a valorização da identidade e da diversidade, alinhado aos princípios da BNCC e à Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (1998). As atividades realizadas incluíram a contação de histórias, expressão corporal e musical e a criação artística. Buscou-se promover a autoestima e o respeito pela diversidade entre crianças da Educação Infantil e a comunidade participante. A interação com a música e a arte visual proporcionou um ambiente rico em autoexpressão e reflexão, enquanto a participação das famílias fortaleceu o vínculo com a escola. Essas práticas integradas demonstram a eficácia de uma abordagem educativa que une narrativas culturais, atividades artísticas e engajamento familiar para o desenvolvimento integral das crianças.

Biografia do Autor

Andreia Lima de Almeida , Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Artes pelo Programa de pós-graduação em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (Darcy Ribeiro) e Graduação em Pedagogia (UECE).

Francisca Risolene Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Artes pelo Programa de pós-graduação em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica; Graduada em Pedagogia (UVA).

Wendel Alves de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do (IFCE), Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional em Artes (PPGARTES/IFCE) e do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal do Ceará (PROF-ARTES/UFC).

 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte – anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.

BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

FERRAZ, Maria Helena; FUSARI, Maria F. Metodologia do Ensino de Arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Magistério. 2º grau. Série formação de professor)

PEVIRGULADEZ, Alan. “O meu cabelo é bem bonito”, 17 de .novembro de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sfsq6aqfkdm

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro: José Olimpio, 2007.

Downloads

Publicado

20/12/2024

Como Citar

ALMEIDA , A. L. de .; FERNANDES, F. R. .; MEDEIROS, W. A. de. Educação Infantil: : Arte e Diversidade na Prática Escolar. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 5, n. 1, 2024. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v5i1.8360. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8360. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Interculturalidade