Desenvolvimento infantil e atividades manuais inclusivas:
vivências na Apae Sobral
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v5i1.8355Palavras-chave:
Inclusão;, APAE;, Família;, Desenvolvimento;, Experiência.Resumo
Este trabalho objetiva relatar experiências vivenciadas na APAE-Sobral onde realizou-se ações com crianças de quatro (4) a onze (11) anos de idade, efetivadas em forma de atividades pedagógicas e estimuladoras enquanto as mesmas aguardavam os atendimentos com os profissionais. Assim sendo, identificou-se como problemática a ociosidade e dispersão durante a espera. Diante disso, iniciou-se o planejamento e desenvolvimento de atividades coletivas e direcionadas de acordo com as necessidades individuais das crianças, visando contribuir com o desenvolvimento dos sujeitos. Para isso, selecionamos autores como Mantoan (2003), Minayuo (2002), Moreira (2021), entre outros, para embasar as discussões. Neste cenário exposto, o apoio dos familiares foi fundamental para tomarmos conhecimento das realidades e termos uma boa execução na realização dessas propostas, assim possibilitando promover a integração entre o grupo Práxis (vinculado ao PET PEDAGOGIA da UVA) com as crianças, seus responsáveis e com o ambiente institucional.
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