Inclusão escolar e a tecnologia assistiva: caminhos que facilitam a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7359

Palavras-chave:

inclusão, tecnologias assistiva, Prática docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a inclusão escolar e a tecnologia assistivas para auxiliar na educação especial e até mesmo em casa. Este estudo foi compilado por meio de revisão de literatura, investigações a partir de análise de literatura e evidências de especialistas educacionais que relataram o quão difícil é usar um sistema misto para propor atividades a alunos com determinadas deficiências, mas são propostas a eles atividades que utilizaram sites que vai ajudar nas tarefas diárias. As tecnologias assistivas são ferramentas que dão suporte ao aluno, por isso o professor precisa estar preparado para utilizar essa tecnologia em sala de aula e tornar a escola acessível, por isso é importante investir na formação docente. Assim como o uso de tecnologia assistiva, as escolas promoveram acessibilidade para alunos com necessidades especiais nas salas de aula, por isso era importante promover a inclusão nas escolas

Biografia do Autor

Marilene Rosa da Silva , Fundação Universitária Ibero-americana

Graduada em Pedagogia (URCA), Pós graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional, (UNIP) Pós graduada em Docência em escola de tempo integral e integrada, Metodologia no ensino de tempo integral e integrada, (UFG) Pós  no ensino de História (Faculdade METROPOLITANA). Educação especial e inclusiva (FAVENI). Graduada em História, pós em Educação Infantil. (FCE). Mestranda UNINI/MEXICO.

Olga Aparecida da Silva Martins , Fundação Universitária Ibero-americana

Graduada em Pedagogia (UNISEPE), pós-graduada em Gestão Escolar Integradora, Coordenação Pedagógica e Planejamento, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Infantil e Educação Inclusiva. Mestranda UNINI/PORTO RICO.   

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

SILVA , M. R. da; MARTINS , O. A. da S. . Inclusão escolar e a tecnologia assistiva: caminhos que facilitam a aprendizagem. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7359. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7359. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos