Esquecidos no processo de educação: altas habilidades/superdotação em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7358

Palavras-chave:

Altas Habilidades, Apoio, Desenvolvimento, Educação, Informações.

Resumo

As Altas Habilidades ou superdotação (AH/SD) está repleta de mitos, onde afirmam que pessoas com essas características não necessitam de auxílio e que são capazes de aprenderem sozinhos. Esse pensamento colabora para que essas habilidades permaneçam adormecidas e que jamais sejam aprimoradas. O presente trabalho busca conhecer e discutir sobre AH/SD e os principais desafios enfrentados em seu processo de educação. Para o referente escrito, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. A saber, de autores cuidadosamente selecionados, mediante sites confiáveis. As análises realizadas verificam que há estigma quanto à necessidade do auxílio a esse público, em decorrência da falta de conhecimento e crença de mitos. Considera-se, que investir na formação de profissionais e na divulgação de informações sobre AD/SD, tanto para os pais como para a sociedade em geral, colabora para a promoção da inclusão social.

Biografia do Autor

Gleiciana Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Prof. Barros Araújo, Picos/PI. Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva – GEEI.

Thays Vitória Andrade dos Santos, Universidade Estadual do Piauí

Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Prof. Barros Araújo, Picos/PI. Membro do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva – GEEI.

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

OLIVEIRA, G. M. G. de .; SANTOS, T. V. A. dos . Esquecidos no processo de educação: altas habilidades/superdotação em questão. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7358. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7358. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos