Diante da Medusa:
a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e a construção da vítima da Ditadura civil-militar
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8518Palabras clave:
Zuzu Angel, Comissão Especial sobre Mortos e Desparecidos Políticos, Políticas de memóriaResumen
O texto analisa o surgimento e a atuação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, criada a partir da Lei 9.140/95 no governo de Fernando Henrique Cardoso, com a missão de reconhecer a responsabilidade do Estado em mortes e desaparecimentos por motivação política durante a ditadura militar. Aborda a forma de seleção dos membros da comissão, o curto prazo de requerimentos, a pouca divulgação oficial e o engajamento histórico de familiares e entidades. Discute ainda como a “necrocontabilidade” se consolidou em listas prévias, excluindo potenciais grupos marginalizados, e expõe divergências e polêmicas em julgamentos específicos, como o caso de Zuzu Angel. Mostra, por fim, como essas iniciativas de reparação financeira e moral enfrentaram disputas ideológicas e memória seletiva.
Citas
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010
ARAÚJO, Amparo et all. Dossiê dos Mortos e Desaparecidos Políticos a Partir de 1964. Recife: CEPE, 1995.
AZEVEDO, Desirée de Lemos. Ausências Incorporadas: Etnografia entre Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil. São Paulo: Editora Unifesp, 2018.
BRASIL. Lei 9.140/95. Brasília: 1995.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos / Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
BRUCKNER, Pascal. A tirania da penitência: ensaio sobre o masoquismo ocidental. Rio de Janeiro: DIFEL, 2008
DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes 2010.
GAGNABIN, Jeanne Marie. O preço de uma reconciliação extorquida. In. TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo, 2010.
GALLO, Carlos Artur. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: um estudo sobre o trabalho da comissão de familiares de mortos e desaparecidos políticos no Brasil. Jundiai: Paco Editorial, 2014.
JELIN. Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madri: Siglo XXI. 2002. p.49.
PEDRETTI, Lucas. A entrevista do general – e o que as/os historiadora/es têm a ver com isso?. História da Ditadura, 2021.
REIS FILHO. Ditadura e Democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2014
RUSSO, Pedro Fernandes. Um estudo sobre a construção da memória acerca dos mortos e desaparecidos políticos da Ditadura Civil-militar brasileira (1974-1985). In: Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil / organizador Márcio Ananias Ferreira Vilela. Recife: Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, 2019.
SANTOS, Sheila Cristina. A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e a reparação do Estado às vítimas da ditadura militar no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SARLO, Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la memoria y giro subjetivo una discusión. Bueno Aires: Siglo veintiuno editores, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.



