SECAS, MIGRAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DO SEMI-ÁRIDO NA LITERATURA REGIONAL: POR UMA HISTÓRIA AMBIENTAL DOS SERTÕES DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i15.747Resumen
Este artigo propõe uma reflexão acerca do movimento migratório de trabalhadores nordestinos, a partir da década de 1930. Não obstante certa historiografia tenha frequentemente atribuído como a causa dessa prática as pressões naturais/climáticas peculiares a um clima semi-árido, a literatura a aponta como decorrente das ingerências política e econômica locais, que viriam à tona ou eram intensificados nos períodos de secas prolongadas. Trata-se de desconstruir idéias deterministas que situavam a migração como decorrente apenas do clima, erigindo a imagem de uma natureza “hostil”, “adversa” e “imutável”, responsável pelos maiores problemas dessa sociedade. Nesse sentido, busca-se apreciar na literatura a forma como, simultaneamente, dos encontros criativos advindos da humanização do bioma Caatinga pelas culturas híbridas surgidas da formação pluriétnica dos homens dos “sertões”, surgiam estratégias transculturais e reordenamentos outros que permitiam a sobrevivência biológica e cultural naqueles regimes específicos de historicidade.Descargas
Publicado
20/04/2012
Cómo citar
BURITI, C. D. O.; AGUIAR, J. O. SECAS, MIGRAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DO SEMI-ÁRIDO NA LITERATURA REGIONAL: POR UMA HISTÓRIA AMBIENTAL DOS SERTÕES DO NORDESTE BRASILEIRO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 15, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i15.747. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/747. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2012 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.