REPRESENTAÇÕES CITADINAS: ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO URBANO E DAS TRINCHEIRAS ESPACIAIS EM BOA VISTA-RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i31.4259Palavras-chave:
Cidade, Cultura, Simbólico, Trincheiras.Resumo
Esse texto é um recorte da pesquisa intitulada “Fronteiras e Amazônia: Aspectos urbanos e Representações Citadinas”, realizada na cidade de Boa Vista-Roraima-Brasil. Elegeu-se como objeto dois aspectos na cidade, um bairro e uma manifestação cultural. Os dois elementos foram analisados na perspectiva que tanto o material quanto o imaterial estão em processo de transformação, saindo de um modelo de sociedade pautada nos valores rurais para o modelo de sociedade amparada pelas necessidades dos elementos urbanos. Apontou-se como o processo de trincheiras espaciais simbólicas são produzidas a partir das habitações em uma área de vulnerabilidade social e, por fim, explanou de forma breve a prática da quadrilha junina em Boa Vista, como esta manifestação cultural também sofreu mudanças do mercado cultural.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.