VOZES DA MIGRAÇÃO: RELATOS DAS GUIANENSES EM RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3215Palavras-chave:
Boa Vista, guianenses, mulheres, migração internacionalResumo
Aborda-se neste artigo a temática do deslocamento internacional de populações de países pertencentes à Pan-Amazônia, em especial as implicações desse fenômeno nas relações familiares enfocando a perspectiva das mulheres guianenses. Buscouse identificar arranjos familiares, vivências transnacionais e demais estratégias que permeiam os vínculos familiares durante o processo migratório. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com ênfase na observação participante, entrevistas abertas e conversas informais. As narrativas dos interlocutores sobre as mulheres guianenses demonstram a existência de vulnerabilidades relacionadas à cor da pele, etnia e classe social. O processo migratório lhes demanda a construção de atitudes e comportamentos considerados adequados para lidar com as novas dinâmicas encontradas na localidade hospedeira, a possibilidade de quebra de modelos ideais, a ressignificação dos papéis familiares e o estabelecimento de novos arranjos na família.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.