Análise da ação dos sindicatos dos trabalhadores da mineradora Vale S.A. na região sudeste brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i23.1623Palabras clave:
Sindicatos, Mineração, Vale, Movimentos sociais.Resumen
Após a desestatização, a Companhia Vale do Rio Doce passou a apresentar um aumento significativo de sua lucratividade, tornando-se uma das empresas de mineração mais importantes do mundo. Em contrapartida, também se acirraram os conflitos trabalhistas dentro dela. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar algumas características da ação sindical frente à empresa Vale S.A. Através da pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas informais e questionários, realizamos um estudo de três sindicatos da atividade de mineração da região sudeste do Brasil: Sindimina (RJ), Metabase Inconfidentes (MG) e Metabase Itabira (MG). Para esta análise selecionamos duas dimensões da ação sindical: a direta e a ação sindical vinculada à sociedade. Pudemos aferir que desde a privatização os sindicatos vêm perdendo sua força de negociação, e buscando se fortalecer frente a uma “nova” empresa, redesenham suas estratégias de luta, procurando atuar também junto a movimentos sociais e em redes sindicais no Brasil e no exterior.Descargas
Publicado
09/06/2014
Cómo citar
DE CARVALHO, L. N. Análise da ação dos sindicatos dos trabalhadores da mineradora Vale S.A. na região sudeste brasileira. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 23, 2014. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i23.1623. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1623. Acesso em: 5 dic. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2014 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.



