MIGRANTES NORDESTINOS NO VALE DO RIO BRANCO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i18.1171Resumo
Resumo O presente artigo discute a migração de nordestinos para o vale do Rio Branco entre 1890 e 1930. Dessa forma, dentro da dinâmica do movimento migratório desencadeado entre o Nordeste e a Amazônia nos tempos áureos da borracha, vale ressaltar que o Rio Branco permaneceu à margem desse processo. Exceto pela presença de algumas famílias cearenses, paraibanas, piauienses, ligadas principalmente à criação de gado, além de trabalhadores desmobilizados após a crise da borracha. Busca também analisar alguns aspectos do cotidiano da vila de Boa Vista, utilizando como fonte os diários dos viajantes que percorreram a região nesse período, permitindo vislumbrar a formação de uma sociedade na qual os migrantes buscaram reproduzir as características do lugar de origem. Palavras-chave Corrente migratória; Nordestinos; Amazônia; Vale do Rio Branco.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Textos e Debates

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.