DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM: A LÍNGUA ESCRITA E SEUS DESAFIOS NUMA ESCOLA PÚBLICA CEARENCE.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i17.753Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar a efetivação do processo de leitura e escrita em alunos do 5º ano do ensino fundamental, procurando identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos nesse processo e as prováveis causas das mesmas. Na realização deste estudo de cunho qualitativo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Fundamentando as discussões aqui apresentadas, foram consultados autores como: Soares (1986); Ferreiro (1991); Seber (1995; Solé e Teberosky (2004); Simonetti (2005); Bastos (2003), dentre outros. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola pública do município de Sobral - Ceará, por meio de um questionário aplicado aos professores, de um grupo focal formado por alunos identificados pelos professores como possuidores de dificuldades em leitura e escrita e de uma análise da escrita dos alunos. Os dados obtidos demonstram que a escola tem uma organização voltada para o processo de alfabetização, no entanto deixa muito a desejar na concepção de letramento e formação plena, pois percebe-se por parte dos professores um transferência de responsabilidades no que se refere à dificuldade de aprendizagem. Constatou-se ainda uma forte cobrança em relação ao erro cometido pelos alunos e inadequação na forma de correção da escrita dos alunos, constituindo-se como interferência negativa na aprendizagem dessas crianças.Descargas
Publicado
18/04/2012
Cómo citar
SOUSA, R. L. D.; SILVA, R. D. J. D. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM: A LÍNGUA ESCRITA E SEUS DESAFIOS NUMA ESCOLA PÚBLICA CEARENCE. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 17, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i17.753. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/753. Acesso em: 15 mar. 2025.
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