EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i15.751Resumen
Neste texto propomos a reflexão de dois aspectos: primeiro queremos ampliar o conceito de inclusão e traçar um paralelo entre a inclusão da educação especial e da educação musical na escola. Em segundo lugar, considerando o desenvolvimento da criança, iremos ressaltar a importância da presença da música nos processos de ensino e de aprendizagem, para o envolvimento de todos nas atividades musicais. Procuraremos explicitar aqui, as dificuldades que existem na implantação de uma educação que seja realmente inclusiva e porque isso ocorre, bem como abordar o preconceito que há em relação ao ensino das artes e mais especificamente, a arte musical, no ambiente educacional. Finalmente, iremos expor uma justificativa relacionada à reflexão sobre esta temática e focar a importância de se proporcionar uma variada gama de formas expressivas para que todos os alunos tenham a chance de participar e se desenvolver de forma diferenciada no ambiente educacional.Descargas
Publicado
20/04/2012
Cómo citar
KEBACH, P.; DUARTE, R. EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 15, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i15.751. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/751. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2012 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.