NARRATIVAS DO COTIDIANO DE UM CUIDADOR FAMILIAR DA ESPOSA EM SOFRIMENTO PSÍQUICO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i32.5074Resumen
O cuidador familiar da pessoa em sofrimento psíquico vive constantes mudanças em seu cotidiano, tendo que se adaptar constantemente às novas formas de condução de suas atividades diárias. O objetivo com este artigo foi fazer uma análise de narrativa de uma entrevista autobiográfica de um cuidador familiar da esposa em sofrimento psíquico. Utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa sob a perspectiva da narrativa autobiográfica. Da análise das narrativas emergiram cinco eixos temáticos: a dificuldade na adaptação ao papel de cuidador; a sobrecarga familiar; a abdicação da vida social; o sentimento de culpa e o cuidar como fator preditor de adoecimento. O texto autobiográfico mostra que na trajetória como cuidador familiar o informante passa por um momento de enfrentamento e dificuldades para lidar com a situação. Além disso, a falta de habilidade com essa nova função provocou não somente um desgaste físico como também emocional, levando seu João a um estado de estresse.Descargas
Publicado
18/07/2019
Cómo citar
BATISTA, E. C. NARRATIVAS DO COTIDIANO DE UM CUIDADOR FAMILIAR DA ESPOSA EM SOFRIMENTO PSÍQUICO. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 32, 2019. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i32.5074. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5074. Acesso em: 12 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2019 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.