FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA SOCIAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: RETALHOS DA NOSSA HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i31.4254Palabras clave:
Formação, Atuação profissional, Conhecimento, Psicologia Social, Amazônia.Resumen
O trabalho discute a formação, atuação e produção do conhecimento em Psicologia Social na Amazônia brasileira. Com base na pesquisa documental e bibliográfica, inicialmente apresenta um breve levantamento dos dados quantitativos sobre a graduação e a pós-graduação no Brasil e na região norte, com foco na Psicologia (Social), procurando destacar os avanços e os desafios atuais da produção do conhecimento nessa área. Em seguida focaliza a formação na graduação e na pós-graduação, compreendidas como um contínuo necessário e imperativo para a superação das assimetrias inter e intra regionais. Também se discute a atuação profissional e a demanda por psicólogos nas políticas públicas. Por fim, sugere princípios e estratégias transformadoras e comprometidas com a efetivação de uma Psicologia Social latino-americana adaptada ao contexto amazônico.Descargas
Publicado
06/04/2017
Cómo citar
CALEGARE, M. G. A.; TAMBORIL, M. I. B. FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA SOCIAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: RETALHOS DA NOSSA HISTÓRIA. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 31, 2017. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i31.4254. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/4254. Acesso em: 4 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2017 Textos e Debates
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.