A dinâmica sociopolítica Yanomami no contexto de criação da Hutukara: Pata Thëpë e a emergência de jovens lideranças políticas
Palabras clave:
Yanomami, Etnologia Indígena, Política IndígenaResumen
O presente estudo é um esforço de aproximação da dinâmica sociopolítica Yanomami a partir do contexto de mobilizações e articulações que antecederam a criação da Hutukara Associação Yanomami, em que novos padrões de diálogos e construção de conhecimentos foram sendo fertilizados, delineando novas relações entre lideranças tradicionais e as jovens lideranças. Por meio da pesquisa de fontes etnológicas, historiográficas e de minha própria etnografia, buscam-se compreender o lugar desta forma de organização na dinâmica sociopolítica Yanomami, e as implicações nas relações entre os grupos locais, as lideranças tradicionais e os jovens líderes, e a adoção da representação política. Procura-se mostrar que a fala e o conhecimento são dois princípios que conectam lideranças tradicionais e os jovens representantes, e que a escolha dos jovens como representantes não significa perda de poder dos velhos frente aos mais novos, e que a presença dos jovens em assembléias, reuniões e eventos é vista pelos Yanomami como necessária, por decodificar com mais habilidade, a construção do mundo dos não-índios.Descargas
Publicado
15/04/2016
Cómo citar
CARVALHO, M. A. L. de. A dinâmica sociopolítica Yanomami no contexto de criação da Hutukara: Pata Thëpë e a emergência de jovens lideranças políticas. Textos e Debates, [S. l.], v. 3, n. 28, 2016. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3400. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2016 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.