Sociedade, ambiente e fronteira na Amazônia: alguns tópicos históricos e políticos
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v3i28.3391Palabras clave:
Fronteira Amazônica, Geopolítica, História do BrasilResumen
O presente trabalho é resultado de temas tratados em discussões temáticas durante o 1º Seminário Internacional sobre Sociedade e Fronteiras promovido pelo PPGSOF/UFRR, em dezembro de 2012 em Boa Vista. Nele tratamos de estabelecer algumas relações entre as categorias sociedade, ambiente e fronteira na Amazônia, principalmente sob a ótica da evolução político-administrativa, desde a colonial até os tempos mais recentes. A fronteira amazônica é caracterizada aqui como algo mais do que uma histórica fornecedora de recursos naturais e também como mais que um espaço delimitado pelo Estado Nacional. Seus habitantes tradicionais são entendidos como construtores do seu espaço, além de serem também incorporados em projetos do Estado Nacional no atendimento de demandas existentes alhures, seja no início da conquista seja em tempos mais presentes. Em resumo, como a economia e a política se sobrepuseram a povos e ao ambiente e moldaram a vida no espaço conhecido hoje como Amazônia Brasileira.Descargas
Publicado
15/04/2016
Cómo citar
SANTOS, N. P. D. Sociedade, ambiente e fronteira na Amazônia: alguns tópicos históricos e políticos. Textos e Debates, [S. l.], v. 3, n. 28, 2016. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v3i28.3391. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3391. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2016 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.