BONFIM (BR) E LETHEM (GY): ECONOMIA E TROCAS SIMBÓLICAS DE ESPACIALIDADES MARCADAS PELA DIVERSIDADE

Autores/as

  • Mariana Cunha Pereira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3217

Palabras clave:

Bonfim, Lethem, espacialidades, trocas simbólicas, diversidade

Resumen

Este artigo revisita os dados da pesquisa etnográfica realizada entre períodos dos anos de 2003 e 2004 e, atualizados por observação de campo em viagens subsequentes em 2009; 2011; 2014. Os desenhos espaciais das cidades fronteiriças de Bonfim e Lethem me chamaram a atenção quando ali estive e sobre este aspecto construí a hipótese de que a espacialidade reflete como operam a economia e as trocas simbólicas daquela fronteira. A economia no sentido das relações comerciais, mas, também a economia política que denuncia as relações identitárias e de poder entre os moradores das duas cidades. E as trocas simbólicas aqui entendidas como saberes e valores que circulam entre eles. A discussão das espacialidades requisita o conceito de espaço, realizando assim um diálogo com a geografia. Por fim, o artigo reflete, também, as narrativas e documentações fotográficas sobre as duas cidades e seus moradores.

Biografía del autor/a

Mariana Cunha Pereira, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará. Especialização em Metodologia de Pesquisa em Educação. Especialização em Política, Planejamento e Gestão na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Mestrado em Educação e Doutorado em Antropologia - Antropologia da América Latina e Caribe. Atualmente é professora efetiva na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Realiza pesquisas na área de Antropologia, Educação e Movimentos Sociais com recortes para as discussões de relações étnico-raciais, gênero, corporeidade, fronteiras nacionais e transnacionais e políticas públicas.

Publicado

23/12/2015

Cómo citar

PEREIRA, M. C. BONFIM (BR) E LETHEM (GY): ECONOMIA E TROCAS SIMBÓLICAS DE ESPACIALIDADES MARCADAS PELA DIVERSIDADE. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3217. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3217. Acesso em: 5 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos e Comunicações