INQUIETAÇÕES DIASPÓRICAS: UM PRELÚDIO VINDO DA FOZ DO RIO AMAZONAS CONECTANDO PONTOS ENTRE TRÊS AUTORES
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i29.3142Palabras clave:
Diáspora, Cultura, Pertencimento.Resumen
Este breve ensaio busca resgatar elementos contidos em três obras (HALL,2003; GIL ROY,2001; BHABHA,1998) que nos remete a realidade de um universo diaspórico carregado de dilemas e inquietações vinculados às questões de fronteira, individualidade, diferença, pertencimento e reconhecimento daqueles que se estabelecem em uma territorialidade para além de suas raízes. As conexões entre as perspectiva caribenha, africana e indiana descortinam elementos invisíveis das várias “micro-diásporas” existentes, ou em formação, em cidades que se estão em pleno processo de crescimento populacional na região amazônica, em especial nas terras amapaenses. Sem se ater a caracterizações regionais ou locais, o ensaio apenas destaca pontos considerados como poderosas fontes inspiradoras/provocadoras de mudança de paradigmas na forma como lidar com os processos políticos e culturais que envolvem identidade e pertencimento na Foz do Rio Amazonas, em especial nas terras Tucujús.Descargas
Publicado
29/12/2016
Cómo citar
GALINDO, A. G. INQUIETAÇÕES DIASPÓRICAS: UM PRELÚDIO VINDO DA FOZ DO RIO AMAZONAS CONECTANDO PONTOS ENTRE TRÊS AUTORES. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 29, 2016. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i29.3142. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3142. Acesso em: 22 jul. 2024.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2016 Textos e Debates
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.