Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i10.2870Palabras clave:
pluralidade cultural, análise de discurso e, educaçãoResumen
Este artigo pretende, através de um história explanar, discutir as dificuldades de se trabalhar a questão da pluralidade étnica e cultural em sala de aula. Para tanto, faz uma análise do discurso presente as referências feitas por alunos e professores ao elemento indígena em uma escola privada de Boa Vista, Roraima. A partir de duas experiências distintas inseridas nesse contexto, a autora questiona quais seriam as origens das construções discursivas observadas, valendo-se para isso da literatura, da historiografia e da análise de imagens contidas em livros didáticos. Por fim, com a intenção de propor hipóteses que possam nortear a prática pedagógica para a diversidade étnica e cultural, levanta questões acerca das políticas públicas que já existem no Brasil, concluindo pela necessidade da formação continuada dos profissionais de educação, do aprofundamento de políticas afirmativas de inclusão, do uso da ética e da fraternidade como elementos necessários na luta contra o preconceito e discriminação étnica e cultural.Descargas
Publicado
06/08/2015
Cómo citar
MARTINS, E. Risos covardes e coragem racista: o discurso sobre o outro e a diversidade étnica na escola em Roraima. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 10, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i10.2870. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2870. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2015 Textos & Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.