Saber e habitus profissional do ex-agente de segurança penitenciária de São Paulo.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2847Palabras clave:
Ex-agente de Segurança Penitenciária, Representações Sociais, Habitus Profissional, Relações transfronteiriças, IdentidadeResumen
Este estudo é constituinte de tese de doutorado defendida no ano de 2012, no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. O objetivo é apresentar parte dos resultados da pesquisa que trata da formação socioprofissional dos agentes de segurança penitenciária de São Paulo. A partir da fala de ex-agentes penitenciários presos pelo crime de corrupção, busca-se abordar os fatores que os levaram à escolha da profissão de agente de segurança penitenciária até a ruptura do exercício profissional pela via da corrupção. Há a tentativa de identificar habitus e saberes que os marcaram no decorrer dessas trajetórias, ressaltando: o período de formação, a rotina nas prisões, vocação profissional, os riscos do ofício, satisfação/insatisfação profissional, a “cultura prisional”, entre outros. A pesquisa orientou-se pela análise das representações sociais, no intuito de entender o modo como os sujeitos percebem a sua realidade social, e como atribuem significados às suas condutas sociais.Descargas
Publicado
28/08/2015
Cómo citar
BRANDT, M. de P. R. Saber e habitus profissional do ex-agente de segurança penitenciária de São Paulo. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2847. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2847. Acesso em: 8 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2015 Textos & Debates
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.