Antigas e novas dinâmicas de poder e território no Médio Purus/AM
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i26.2788Palabras clave:
Patrões, Conflitos, Sul do Amazonas, Povos Indígenas, Agricultores.Resumen
Este trabalho é um breve recorte da tese de doutorado em andamento no programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas. Apresentamos algumas conclusões preliminares do trabalho de campo na região do médio Purus onde estamos realizando uma análise comparativa entre um passado recente e o momento atual observando as antigas e novas dinâmicas de poder e território no Médio Purus, no sul do Estado do Amazonas onde ainda predominam relações de dominação caracterizadas pelo “patronado”. Nesse contexto de Terras Indígenas e Unidades de Conservação identificamos um intenso conflito socioambiental envolvendo as figuras dos patrões, das associações de agricultores e dos povos indígenas com os agentes do estado. A pesquisa visa compreender algumas das facetas e os impactos sociais do longo e intenso processo de transformações nas relações de poder na região.Descargas
Publicado
06/07/2015
Cómo citar
COSTA, W. D. da; MENEZES, T. C. C. Antigas e novas dinâmicas de poder e território no Médio Purus/AM. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 26, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i26.2788. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2788. Acesso em: 7 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2015 Textos e Debates
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.