SOCIEDADE, AMBIENTE E FRONTEIRA NA AMAZÔNIA: ALGUNS TÓPICOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i22.1607Resumen
O presente trabalho é resultado de temas tratados em discussões temáticas durante o 1º Seminário Internacional sobre Socie¬dade e Fronteiras promovido pelo PPG¬SOF/UFRR, em dezembro de 2012 em Boa Vista. Nele tratamos de estabelecer algumas relações entre as categorias socie¬dade, ambiente e fronteira na Amazônia, principalmente sob a ótica da evolução político-administrativa, desde a colonial até os tempos mais recentes. A fronteira amazônica é caracterizada aqui como algo mais do que uma histórica fornecedora de recursos naturais e também como mais que um espaço delimitado pelo Estado Nacional. Seus habitantes tradicionais são entendidos como construtores do seu espaço, além de serem também incorpo¬rados em projetos do Estado Nacional no atendimento de demandas existentes alhures, seja no início da conquista seja em tempos mais presentes. Em resumo, como a economia e a política se sobrepuseram a povos e ao ambiente e moldaram a vida no espaço conhecido hoje como Amazônia Brasileira. Palavras-chave Fronteira Amazônica; Geopolítica; História do Brasil.Descargas
Publicado
09/08/2013
Cómo citar
DUTRA SANTOS, N. P. SOCIEDADE, AMBIENTE E FRONTEIRA NA AMAZÔNIA: ALGUNS TÓPICOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 22, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i22.1607. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1607. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.