OS SENTIDOS DAS FRONTEIRAS NA TRANSDISCIPLINARIDADE E NA INTERCULTURALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i22.1602Resumen
Levantamos aqui um debate sobre dois conceitos, para assim discutir os sentidos das Fronteiras: Transdisciplinaridade e Interculturalidade. A transdiciplinaridade nos coloca o desafio de repensar como se constroem e articulam os conhecimentos, de forma integrada e holística, não separados e fragmentados. Nesta perspectiva é importante questionar a relação sujeito-objeto e a construção de temas ou objetos de estudo transdisciplinares. A Interculturalidade nos chama a atenção sobre as relações estabelecidas entre os grupos sociais, colocando como eixo a necessidade de compreender o processo pelo qual povos indígenas e sociedade nacional se relacionaram historicamente, assim como o debate ético e de cidadania que deve ser um fundamento neste campo de reflexão. Contextualizando este debate, trago algumas reflexões sobre as experiências, desafios e contradições que temos vivenciado no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Roraima, assim como um questionamento sobre a forma como têm participado os povos indígenas nos programas de pós-graduação na UFRR. Com isto busco levantar um debate sobre qual é o papel dos povos indígenas na Universidade, enquanto espaço público dedicado à reflexão e a produção de conhecimento.Descargas
Publicado
09/08/2013
Cómo citar
REPETTO, M. OS SENTIDOS DAS FRONTEIRAS NA TRANSDISCIPLINARIDADE E NA INTERCULTURALIDADE. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 22, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i22.1602. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1602. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2013 Textos e Debates
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.