RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE BRASIL E VENEZUELA ATRAVÉS DOS ESTADOS DE RORAIMA E BOLÍVAR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1591Resumen
Este artigo baseia-se em um estudo exploratório sobre a região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela, que teve como objetivo investigar as relações entre os Estados vizinhos Roraima (Brasil) e Bolívar (Venezuela). A pesquisa investigou a existência de Tratados, Acordos, Memorandos e Termos de Compromisso entre os dois Estados, nas diversas áreas importantes para o desenvolvimento sócio-econômico. Buscou-se conhecer os frutos dessas parcerias, bem como os entraves e o potencial dessas relações. Os resultados mostram que a posição geográfi ca de Roraima é bastante estratégica, tendo em vista o contexto das relações internacionais (fl uxos de mercadorias, migrantes, turistas, investimentos e serviços, relações econômicas e políticas entre esses países) e o comércio exterior brasileiros, o que torna a geopolítica de Roraima algo extremamente relevante. Grande parte das relações entre Brasil e Venezuela que acontecem na área de fronteira é mediada pelos estados vizinhos Roraima (Brasil) e Bolívar (Venezuela), que desde o ano de 2006 tem estreitado suas relações produzindo uma integração com resultados concretos e satisfatórios nas áreas de educação, segurança pública, saúde e, a passos mais lentos, a agricultura Palavras-Chave Fronteira, Geopolítica, Território, IntegraçãoDescargas
Publicado
09/08/2013
Cómo citar
VIANA, A. C.; DE QUEIROZ, O. B. RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE BRASIL E VENEZUELA ATRAVÉS DOS ESTADOS DE RORAIMA E BOLÍVAR. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 21, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i21.1591. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1591. Acesso em: 23 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2013 Textos e Debates
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.