A BUSCA PELA ESCRITA ATRAVÉS DA ESCOLA: ESTRATÉGIA INTERÉTNICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ENTRE OS YANOMAMI DE MATURACÁ/AM

Autores

  • Gustavo Hamilton de Sousa Menezes

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i20.1330

Resumo

Este artigo analisa alguns pontos da situação de escolarização de um subgrupo Yanomami que atualmente vive às margens do canal de Maturacá, no noroeste da Amazônia, junto à fronteira com a Venezuela. Através de um panorama da relação mantida entre estes Yanomami e a missão católica salesiana, vemos o sentido “destruidor” do contato existe, mas é melhor compreendido através das ideias de “transformação social” e “estratégia interétnica”, uma vez que o processo de contato é também caracterizado por uma busca mútua (ainda que assimétrica) de acomodação e de entendimento comum entre as partes.

Downloads

Publicado

15/04/2013

Como Citar

DE SOUSA MENEZES, G. H. A BUSCA PELA ESCRITA ATRAVÉS DA ESCOLA: ESTRATÉGIA INTERÉTNICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ENTRE OS YANOMAMI DE MATURACÁ/AM. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 20, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i20.1330. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1330. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações