OS SENTIDOS DAS FRONTEIRAS NA TRANSDISCIPLINARIDADE E NA INTERCULTURALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i22.1602Resumen
Levantamos aqui um debate sobre dois conceitos, para assim discutir os sentidos das Fronteiras: Transdisciplinaridade e Interculturalidade. A transdiciplinaridade nos coloca o desafio de repensar como se constroem e articulam os conhecimentos, de forma integrada e holística, não separados e fragmentados. Nesta perspectiva é importante questionar a relação sujeito-objeto e a construção de temas ou objetos de estudo transdisciplinares. A Interculturalidade nos chama a atenção sobre as relações estabelecidas entre os grupos sociais, colocando como eixo a necessidade de compreender o processo pelo qual povos indígenas e sociedade nacional se relacionaram historicamente, assim como o debate ético e de cidadania que deve ser um fundamento neste campo de reflexão. Contextualizando este debate, trago algumas reflexões sobre as experiências, desafios e contradições que temos vivenciado no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na Universidade Federal de Roraima, assim como um questionamento sobre a forma como têm participado os povos indígenas nos programas de pós-graduação na UFRR. Com isto busco levantar um debate sobre qual é o papel dos povos indígenas na Universidade, enquanto espaço público dedicado à reflexão e a produção de conhecimento.Descargas
Publicado
09/08/2013
Cómo citar
REPETTO, M. OS SENTIDOS DAS FRONTEIRAS NA TRANSDISCIPLINARIDADE E NA INTERCULTURALIDADE. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 22, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i22.1602. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1602. Acesso em: 22 nov. 2024.
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Artigos e Comunicações
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Derechos de autor 2013 Textos e Debates
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