Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela.

Authors

  • Jakson Hansen Marques Estácio da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i27.2841

Keywords:

Religiosidade, História, Identidade, Fronteira, Islamismo

Abstract

O presente trabalho tem como proposta a investigação do islamismo e como essa religiosidade se relaciona com questões como identidade e etnicidade, especificamente com imigrantes árabe-muçulmanos e seus descendentes que residem em Santa Elena de Uairen, município de Gran Sabana, Venezuela, na fronteira com o Brasil e o Estado de Roraima. Tal preocupação epistemológica é um dos elementos presentes na minha pesquisa de doutorado que ora está em andamento. Estudar famílias ou indivíduos muçulmanos que migraram de seus países para a América Latina, e especificamente indivíduos que hoje moram em região de fronteira, um contexto onde se apresenta uma intensa dinamicidade de produção de identidades e diferenças, e que tem na sua formação religiosa o seu discurso identitário, é importante para entendermos esse sentimento de pertença como uma das formas de alicerce de sua fé. Concernente às discussões teóricas do trabalho, o aporte terá autores como Albert Hourani para explicitar um pouco da história desta religiosidade. Fredrik Barth (2000), como suporte para percebemos o processo de elaboração identitária mediante suas relações e representações, e a religião como um espaço privilegiado para a percepção destas dinâmicas.

Author Biography

Jakson Hansen Marques, Estácio da Amazônia

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná. Doutorando no Programa Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas.

Published

28/08/2015

How to Cite

MARQUES, J. H. Religiosidade muçulmana, história e alteridade: dinâmicas identitárias na fronteira Brasil-Venezuela. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i27.2841. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2841. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Articles and Communications