CRIANÇAS BOLIVIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1592Abstract
O presente texto apresenta e discute os dados de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de conhecer o cotidiano de crianças bolivianas que estudam no Centro de Educação Infantil brasileiro, na cidade de Corumbá- MS. Nessa região de fronteira muitos bolivianos trabalham no Brasil e residem na Bolívia, vindo todos os dias para trabalhar e alguns permanecem residindo no Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de observações e procurou investigar como ocorre o processo de interação entre as crianças bolivianas e seus pares, bem como com professores brasileiros, isto é, como este grupo constituído por diferentes nacionalidades se relaciona. As questões levantadas para nortear o trabalho referem-se a: Como as crianças bolivianas estabelecem as relações com professores e crianças brasileiras? Como resolvem a questão da comunicação oral tendo em vista que a língua falada não é a mesma? Como são as brincadeiras entre estas e os seus pares? Quais são as difi culdades de adaptação? Como os adultos tratam essas crianças? Palavras-chave Educação Infantil; Interação; Fronteira.Downloads
Published
09/08/2013
How to Cite
DA SILVA, A. S.; PERES BORGES DE SOUZA, T. F. CRIANÇAS BOLIVIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 21, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i21.1592. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1592. Acesso em: 23 dec. 2024.
Issue
Section
Articles and Communications
License
Copyright (c) 2013 Textos e Debates
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The copyrights for the published articles belong to the author, the journal just have the rights of the first publication. Authors may only use the same works in other publications clearly indicating this journal as the original publication.