TECENDO A HISTÓRIA: INDÍCIOS DO SURGIMENTO DA LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO EM RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i18.1173Resumen
Resumo Este artigo buscou refletir sobre o surgimento da organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para a BR-210, conhecida como Perimetral Norte, no período de 1975 a 1990. Neste processo a migração foi analisada enquanto uma importante estratégia de resistência frente a um longo processo de expropriação da terra em seus estados de origem esta interpretação foi proporcionada pela utilização da História Social que viabiliza o estudo das múltiplas formas de organização, resistências e luta, valorizando a identidade e a experiência como parte da reflexão investigativa da construção social. A utilização da história de vida foi importante para identificar as estratégias de sobrevivência, estas foram analisadas enquanto resultado de conflitos, contradições e construídas no tempo, no espaço e no cotidiano. Após o acesso à terra, as vicinais e lote tornaram-se o espaço de convivência e surgimento da (re) organização de suas vidas e posteriormente de sua organização política. Palavras-chave Migração; Sindicalismo Rural; Resistência.Publicado
11/01/2013
Cómo citar
DOS SANTOS, M. J. TECENDO A HISTÓRIA: INDÍCIOS DO SURGIMENTO DA LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO EM RORAIMA. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 18, 2013. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i18.1173. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1173. Acesso em: 15 mar. 2025.
Número
Sección
Artigos e Comunicações
Licencia
Derechos de autor 2013 Textos e Debates

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos trabajos en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de la publicación original. Se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educativas y científicas, desde que citada la fuente.