O BRock no ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8475

Palavras-chave:

Ditadura Civil Militar, Ensino de História, Juventude, Rock

Resumo

Por ser tão presente em nosso cotidiano, a música muitas vezes atrai a atenção dos ouvintes mobilizando corações e mentes, por isso, ela pode ser uma importante ferramenta nas aulas de História. Os debates em sala se enriquecem quando trazemos essa fonte histórica para ser mais uma lupa em nossas investigações com os alunos. Partindo dessa premissa, nesse artigo iremos pensar como o rock brasileiro feito na década de 1980, o BRock, pode ser usado para expandir nossas visões sobre o final da Ditadura Civil Militar no Brasil. Pensaremos aqui a música não apenas como letra, percebendo que mais do que uma forma de expressão, ela é uma importante força social que é utilizada pelos grupos a partir de suas várias gramáticas. Trazer parte do pensamento desses jovens e como eles usaram a música como forma de se expressar e de agir politicamente aproxima aquela realidade histórica do aluno em sala, refletindo sobre suas continuidades dentro de nossa sociedade

Biografia do Autor

Luís Fellipe Fernandes Afonso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e mestre em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC - UFRJ).

Referências

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Publicado

28/06/2025

Como Citar

FERNANDES AFONSO, L. F. O BRock no ensino de História . Textos e Debates, [S. l.], v. 31, n. 01, p. e8475, 2025. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v31i01.8475. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8475. Acesso em: 5 dez. 2025.