Infância, educação e sociedade de classes
conceitos que se entrelaçam na realidade da infância contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i02.8309Palavras-chave:
Educação Infantil, Classe social, Infância, Educação e ReproduçãoResumo
Este estudo trata das condições sócio-históricas implicadas no conceito de infância contemporânea, especialmente, as crianças da classe trabalhadora. Objetiva-se compreender a influência da classe social no desenvolvimento da sociabilidade infantil, ressaltando o meio social e as relações que constituem a infância para a criança desenvolver-se como um sujeito social, que se reconhece como sujeito de transformações do ambiente em que vive e que não é só um sujeito passivo. Nesta perspectiva, toma-se como fundamentação teórica o materialismo histórico-dialético, que perpassa o debate de classes e de contextualização das relações históricas que culminaram na organização da sociabilidade contemporânea, e a psicologia histórico-cultural, que aborda as dimensões da criança como sujeito integrado as relações sociais e ao meio em que vive.
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari, São Paulo: Duas Cidades Editora, 2009.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boimtempo, 2010.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de janeiro: Zahar, 1975.
GUIMARÃES, Célia Maria. A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 80-142, set./dez. 2017.
KUHLMANN Jr., M. As exposições internacionais e a difusão das creches e jardins de infância. Pro-posiçoes, Campinas, n.3, vol. 7, Nov. 1996.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 20010.
RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 43 ed. Campinas: SP, Autores associados, 2018.
SAVIANI, Dermeval. DUARTE, Newton (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Textos e Debates

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


