Infância, educação e sociedade de classes

conceitos que se entrelaçam na realidade da infância contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i02.8309

Palavras-chave:

Educação Infantil, Classe social, Infância, Educação e Reprodução

Resumo

Este estudo trata das condições sócio-históricas implicadas no conceito de infância contemporânea, especialmente, as crianças da classe trabalhadora. Objetiva-se compreender a influência da classe social no desenvolvimento da sociabilidade infantil, ressaltando o meio social e as relações que constituem a infância para a criança desenvolver-se como um sujeito social, que se reconhece como sujeito de transformações do ambiente em que vive e que não é só um sujeito passivo. Nesta perspectiva, toma-se como fundamentação teórica o materialismo histórico-dialético, que perpassa o debate de classes e de contextualização das relações históricas que culminaram na organização da sociabilidade contemporânea, e a psicologia histórico-cultural, que aborda as dimensões da criança como sujeito integrado as relações sociais e ao meio em que vive.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (FEF/UVA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Maria Luzirene Oliveira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CEd/UECE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). 

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari, São Paulo: Duas Cidades Editora, 2009.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boimtempo, 2010.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de janeiro: Zahar, 1975.

GUIMARÃES, Célia Maria. A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 80-142, set./dez. 2017.

KUHLMANN Jr., M. As exposições internacionais e a difusão das creches e jardins de infância. Pro-posiçoes, Campinas, n.3, vol. 7, Nov. 1996.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 20010.

RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 43 ed. Campinas: SP, Autores associados, 2018.

SAVIANI, Dermeval. DUARTE, Newton (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e a luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

18/12/2025

Como Citar

DE PAULA, A. S. do N.; NASCIMENTO, M. L. O. do . Infância, educação e sociedade de classes: conceitos que se entrelaçam na realidade da infância contemporânea. Textos e Debates, [S. l.], v. 31, n. 02, p. e8309, 2025. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v31i02.8309. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8309. Acesso em: 10 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações