Plataformização, partidos políticos e usos das mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i02.8265

Palavras-chave:

Plataformização, partidos políticos, midias digitais

Resumo

A intensificação dos usos das plataformas digitais em diferentes espaços sociais requer uma melhor compreensão de como elas impactam a política contemporânea. O presente artigo analisa as formas de utilização das redes sociais de relacionamento nas dinâmicas de organização e funcionamento dos partidos políticos do Estado de Sergipe durante as eleições de 2022. Com base na netnografia e análise de conteúdo foi possível demonstrar que há uma forte preferência dos partidos em utilizar o Instagram. Foi concluído que o principal propósito do uso político dessas redes pelos partidos é promover seus candidatos e disseminar informações favoráveis ao partido e suas lideranças. Esta análise mostra a relevância da análise dos usos práticos destas plataformas para uma melhor compreensão dos seus impactos sobre as dinâmicas de organização e de funcionamento dos partidos políticos

Biografia do Autor

Wilson José Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Professor titular do Departamento de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia na Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Antropologia Social pela UFRGS e atua na área de etnografia política.

Bárbara Vitória Oliveira Castro, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no PPGS/UFS; graduada em ciências socias (UFS)

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Publicado

10/12/2024

Como Citar

OLIVEIRA, W. J. F. de; OLIVEIRA CASTRO, B. V. . Plataformização, partidos políticos e usos das mídias digitais. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 02, p. e8265, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i02.8265. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8265. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações