Currículo em revista

prescrições educacionais para adolescentes durante a ditadura militar (Paraná 1973-1984)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v31i01.8143

Palavras-chave:

Educação escolar. História da Educação. Infantojuvenil. Legislação.

Resumo

Este texto tem como objetivo investigar parte das reverberações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 (Lei nº. 5.692/1971), no estado do Paraná. A partir da noção conceitual de cultura política, este texto busca refletir sobre as expectativas construídas para os adolescentes durante a ditadura militar no estado paranaense. A partir da referida legislação, cada estado teve que apresentar sua proposta curricular em consonância com a legislação. Após a elaboração do currículo, disciplinas e encaminhamentos foram apresentadas na revista Currículo, principal veiculo de informação com os/as professores/as do estado. Diante do interesse deste artigo, a revista Currículo serve como fonte de análise, sendo centradas as observações nos grupos de Comunicaçaõ e expressão e Estudos sociais indicados pelo documento. Acredita-se que esta análise contribui para perceber os interesses educacionais, as disputas curriculares e as expectativas construídas entorno dos/as estudantes.

 

Palavras-chave

Educação escolar. História da Educação. Infantojuvenil. Legislação.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGH-UDESC; Professor do departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal de Sergipe - UFS

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Publicado

28/06/2025

Como Citar

LUIZ ZALUSKI, J. Currículo em revista: prescrições educacionais para adolescentes durante a ditadura militar (Paraná 1973-1984). Textos e Debates, [S. l.], v. 31, n. 01, p. e8143, 2025. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v31i01.8143. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/8143. Acesso em: 5 dez. 2025.