Aquisição de linguagem sob a perspectiva gerativa:

Português e Libras em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v28i01.7967

Palavras-chave:

Aquisição, Linguagem, Libras, Gerativismo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer um apanhado teórico de como ocorre a aquisição de linguagem à luz da teoria gerativa (CHOMSKY, 1995 e seguintes) que defende a existência de um mecanismo inato e específico para tal fim. Seguimos mais especificamente a hipótese maturacional para aquisição da língua que propõe que a aquisição ocorre em fases que vão se sucedendo umas às outras a partir da maturação do aparelho fonador. A partir desses pressupostos, apresentamos estudos sobre aquisição da Libras no Brasil, mostrando como ocorre a aquisição da Libras seguindo-se as fases maturacionais e descrevendo-as no que diz respeito às características e, sempre que possível, comparando-as com o desenvolvimento da língua portuguesa.

Biografia do Autor

Marcos Grutzmacher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Professor Mestre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO, membro do grupo de pesquisa PRELIN.

Thaysa Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Roraima

Professora Adjunta no curso de Letras Libras Bacharelado da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduada em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Tradução, interpretação e docência em Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná (UNINTESE). Mestra em Linguística pelo Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística (PPGLL /UFAL), com concentração em Aquisição de Língua materna. Doutora em Linguística com ênfase em Teoria e análise Linguística, tendo por objeto de estudo a Língua Brasileira de sinais (Libras).

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Publicado

10/06/2022

Como Citar

GRUTZMACHER, M. .; OLIVEIRA BARBOSA, T. . Aquisição de linguagem sob a perspectiva gerativa: : Português e Libras em questão. Textos e Debates, [S. l.], v. 28, n. 01, p. e7967, 2022. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v28i01.7967. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7967. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações