Pesquisas sobre raça no campo educacional:
um olhar para as questões étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7752Palavras-chave:
Docência, Identidade, LegislaçãoResumo
O presente artigo compõe uma dissertação em andamento e objetiva apresentar uma breve análise de produções científicas acerca do ensino de História em relação às questões étnico-raciais. O estudo parte do dossiê Mapeamento de pesquisas e estudos com foco em Educação e Raça (2021), elaborado por João Nganga, que reúne informações de artigos, dissertações e teses publicadas nos anos 2020 e 2021. Destacam-se trabalhos que tratam das problemáticas pedagógicas que afetam as áreas sociais e educacionais da população negra. O conteúdo se estende para a promoção de novas epistemologias e (re)formulações dos currículos escolares, almejando a educação/luta contra o racismo. A partir dos dados, foi possível perceber que o ensino de História e os currículos escolares têm sido impulsionados pela Lei n. 10.639/2003, a partir de discussões sobre práticas docentes para enfrentamento do racismo, sobretudo, analisando as percepções de professores sobre sua aplicação.
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