Pesquisas sobre raça no campo educacional:

um olhar para as questões étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v30i01.7752

Palavras-chave:

Docência, Identidade, Legislação

Resumo

O presente artigo compõe uma dissertação em andamento e objetiva apresentar uma breve análise de produções científicas acerca do ensino de História em relação às questões étnico-raciais. O estudo parte do dossiê Mapeamento de pesquisas e estudos com foco em Educação e Raça (2021), elaborado por João Nganga, que reúne informações de artigos, dissertações e teses publicadas nos anos 2020 e 2021. Destacam-se trabalhos que tratam das problemáticas pedagógicas que afetam as áreas sociais e educacionais da população negra. O conteúdo se estende para a promoção de novas epistemologias e (re)formulações dos currículos escolares, almejando a educação/luta contra o racismo. A partir dos dados, foi possível perceber que o ensino de História e os currículos escolares têm sido impulsionados pela Lei n. 10.639/2003, a partir de discussões sobre práticas docentes para enfrentamento do racismo, sobretudo, analisando as percepções de professores sobre sua aplicação.

Biografia do Autor

Ítalo Yves Cavalcante Silva, Universidade Federal de Roraima

Historiador, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) e, atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (GEMAB), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária.

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Publicado

17/07/2024

Como Citar

CAVALCANTE SILVA, Ítalo Y.; DE ALMEIDA, J. . Pesquisas sobre raça no campo educacional: : um olhar para as questões étnico-raciais. Textos e Debates, [S. l.], v. 30, n. 01, p. e7752, 2024. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v30i01.7752. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/7752. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações