DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM: A LÍNGUA ESCRITA E SEUS DESAFIOS NUMA ESCOLA PÚBLICA CEARENCE.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i17.753Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a efetivação do processo de leitura e escrita em alunos do 5º ano do ensino fundamental, procurando identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos nesse processo e as prováveis causas das mesmas. Na realização deste estudo de cunho qualitativo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo. Fundamentando as discussões aqui apresentadas, foram consultados autores como: Soares (1986); Ferreiro (1991); Seber (1995; Solé e Teberosky (2004); Simonetti (2005); Bastos (2003), dentre outros. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola pública do município de Sobral - Ceará, por meio de um questionário aplicado aos professores, de um grupo focal formado por alunos identificados pelos professores como possuidores de dificuldades em leitura e escrita e de uma análise da escrita dos alunos. Os dados obtidos demonstram que a escola tem uma organização voltada para o processo de alfabetização, no entanto deixa muito a desejar na concepção de letramento e formação plena, pois percebe-se por parte dos professores um transferência de responsabilidades no que se refere à dificuldade de aprendizagem. Constatou-se ainda uma forte cobrança em relação ao erro cometido pelos alunos e inadequação na forma de correção da escrita dos alunos, constituindo-se como interferência negativa na aprendizagem dessas crianças.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.