EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO.

Autores

  • PATRÍCIA KEBACH
  • ROSANGELA DUARTE

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i15.751

Resumo

Neste texto propomos a reflexão de dois aspectos: primeiro queremos ampliar o conceito de inclusão e traçar um paralelo entre a inclusão da educação especial e da educação musical na escola. Em segundo lugar, considerando o desenvolvimento da criança, iremos ressaltar a importância da presença da música nos processos de ensino e de aprendizagem, para o envolvimento de todos nas atividades musicais. Procuraremos explicitar aqui, as dificuldades que existem na implantação de uma educação que seja realmente inclusiva e porque isso ocorre, bem como abordar o preconceito que há em relação ao ensino das artes e mais especificamente, a arte musical, no ambiente educacional. Finalmente, iremos expor uma justificativa relacionada à reflexão sobre esta temática e focar a importância de se proporcionar uma variada gama de formas expressivas para que todos os alunos tenham a chance de participar e se desenvolver de forma diferenciada no ambiente educacional.

Downloads

Publicado

20/04/2012

Como Citar

KEBACH, P.; DUARTE, R. EDUCAÇÃO MUSICAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROCESSOS DE INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 15, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i15.751. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/751. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações