A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM ATIVIDADES DE FORMULAÇÃO DE TEXTUALIDADE NA LEITURA DE UM RESUMO (ABSTRACT) – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • PARMÊNIO CITÓ

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i16.743

Resumo

Com base no conceito de análise estratégica, busco identificar que elementos e estratégias concorrem para a compreensão global de uma leitora proficiente em leitura em língua inglesa, na atividade de leitura e tradução de um resumo (abstract), de um periódico científico nesta língua. A partir da análise dos elementos apresentados, vê-se que a compreensão global do resumo depende dos seus aspectos formais e que as hipóteses que a leitora formulou sobre sua textualidade não consideraram esses aspectos. Um outro fator importante diz respeito aos conhecimentos específicos da leitora, em que seu esquema cognitivo de sentido sobre o tópico determinou sua leitura e suas considerações sobre o resumo.

Downloads

Publicado

18/04/2012

Como Citar

CITÓ, P. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM ATIVIDADES DE FORMULAÇÃO DE TEXTUALIDADE NA LEITURA DE UM RESUMO (ABSTRACT) – UM ESTUDO DE CASO. Textos e Debates, [S. l.], v. 1, n. 16, 2012. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v1i16.743. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/743. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações