A dinâmica sociopolítica Yanomami no contexto de criação da Hutukara: Pata Thëpë e a emergência de jovens lideranças políticas

Autores

  • Maria Auxiliadora Lima de Carvalho

Palavras-chave:

Yanomami, Etnologia Indígena, Política Indígena

Resumo

O presente estudo é um esforço de aproximação da dinâmica sociopolítica Yanomami a partir do contexto de mobilizações e articulações que antecederam a criação da Hutukara Associação Yanomami, em que novos padrões de diálogos e construção de conhecimentos foram sendo fertilizados, delineando novas relações entre lideranças tradicionais e as jovens lideranças. Por meio da pesquisa de fontes etnológicas, historiográficas e de minha própria etnografia, buscam-se compreender o lugar desta forma de organização na dinâmica sociopolítica Yanomami, e as implicações nas relações entre os grupos locais, as lideranças tradicionais e os jovens líderes, e a adoção da representação política. Procura-se mostrar que a fala e o conhecimento são dois princípios que conectam lideranças tradicionais e os jovens representantes, e que a escolha dos jovens como representantes não significa perda de poder dos velhos frente aos mais novos, e que a presença dos jovens em assembléias, reuniões e eventos é vista pelos Yanomami como necessária, por decodificar com mais habilidade, a construção do mundo dos não-índios.

Downloads

Publicado

15/04/2016

Como Citar

CARVALHO, M. A. L. de. A dinâmica sociopolítica Yanomami no contexto de criação da Hutukara: Pata Thëpë e a emergência de jovens lideranças políticas. Textos e Debates, [S. l.], v. 3, n. 28, 2016. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3400. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações