A IMIGRAÇÃO ESTUDANTIL EM REGIÕES DE FRONTEIRA: AS EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE FOZ DO IGUAÇU - PR E BOA VISTA – RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3218Palavras-chave:
Migrações estudantis, UNILA, Foz de IguaçuResumo
O presente artigo pretende discutir o papel das migrações estudantis na dinâmica migratória atual nas cidades de Foz do Iguaçu – PR e Boa Vista – RR. Partindo dos casos da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), em Foz do Iguaçu e de entrevistas realizadas com gaúchos que chegaram em Boa Vista entre 2000 e 2012, busca-se discutir a importância do ensino superior no “chamamento” de imigrantes (estudantes) para estas duas cidades. Duas cidades que experimentaram nas últimas décadas um intenso fluxo imigratório, atualmente contam com um novo elemento nesta dinâmica, a migração de estudantes para cursarem cursos de nível superior de ensino.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.