OS FIOS DE MEMÓRIA DE ROSE: UMA IMIGRANTE GUIANENSE EM BOA VISTA – RR

Autores

  • Maria Lúcia da Silva Brito Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima
  • Carla Monteiro de Souza Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3216

Palavras-chave:

Migração, memória, identidade

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade refletir sobre a relação entre memória, cultura e identidade de uma imigrante guianense residente há mais de vinte anos no município de Boa Vista, capital do estado de Roraima. A pesquisa entra no mundo de experiências vividas historicamente, através de um passeio pelas memórias da imigrante que são reveladas na e pela linguagem. Partimos da trajetória migratória para problematizar as questões de memória e identidade com aporte teórico na Linguística Aplicada, nos Estudos Culturais e nas Ciências Sociais. A pesquisa foi feita com uma imigrante guianense por meio de entrevista semiestruturada gravada em áudio. Concluímos com as reflexões sobre a extensão das discussões em torno da constituição identitária.

Biografia do Autor

Maria Lúcia da Silva Brito, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima

Possui graduação e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima. Doutoranda em Educação pelo Convênio UFJF/UFRR. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima.

Carla Monteiro de Souza, Universidade Federal de Roraima

Possui Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade Federal de Roraima-UFRR, vinculada ao curso de História, ao Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL e ao Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras - PPGSOF.

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

BRITO, M. L. da S.; SOUZA, C. M. de. OS FIOS DE MEMÓRIA DE ROSE: UMA IMIGRANTE GUIANENSE EM BOA VISTA – RR. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3216. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3216. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações