VOZES DA MIGRAÇÃO: RELATOS DAS GUIANENSES EM RORAIMA

Autores

  • Arieche Kitiane Silva Lima Universidade Federal de Roraima
  • Francilene dos Santos Rodrigues Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3215

Palavras-chave:

Boa Vista, guianenses, mulheres, migração internacional

Resumo

Aborda-se neste artigo a temática do deslocamento internacional de populações de países pertencentes à Pan-Amazônia, em especial as implicações desse fenômeno nas relações familiares enfocando a perspectiva das mulheres guianenses. Buscouse identificar arranjos familiares, vivências transnacionais e demais estratégias que permeiam os vínculos familiares durante o processo migratório. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com ênfase na observação participante, entrevistas abertas e conversas informais. As narrativas dos interlocutores sobre as mulheres guianenses demonstram a existência de vulnerabilidades relacionadas à cor da pele, etnia e classe social. O processo migratório lhes demanda a construção de atitudes e comportamentos considerados adequados para lidar com as novas dinâmicas encontradas na localidade hospedeira, a possibilidade de quebra de modelos ideais, a ressignificação dos papéis familiares e o estabelecimento de novos arranjos na família.

Biografia do Autor

Arieche Kitiane Silva Lima, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Roraima. Mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima. Faz parte do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Fronteiras - GEIFRON/UFRR.

Francilene dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pelo CEPPAC/UnB, área de concentração Estudos Comparados sobre as Américas. Mestre em Planejamento e Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA. Graduada em Serviço Social. Professora do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Roraima e nos programas de Pós-graduação Sociedade e Fronteiras – PPGSOF, e Recursos Naturais – PRONAT. Coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Fronteiras – GEIFRON.

Downloads

Publicado

23/12/2015

Como Citar

LIMA, A. K. S.; RODRIGUES, F. dos S. VOZES DA MIGRAÇÃO: RELATOS DAS GUIANENSES EM RORAIMA. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 27, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i27.3215. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/3215. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações