INQUIETAÇÕES DIASPÓRICAS: UM PRELÚDIO VINDO DA FOZ DO RIO AMAZONAS CONECTANDO PONTOS ENTRE TRÊS AUTORES
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i29.3142Palavras-chave:
Diáspora, Cultura, Pertencimento.Resumo
Este breve ensaio busca resgatar elementos contidos em três obras (HALL,2003; GIL ROY,2001; BHABHA,1998) que nos remete a realidade de um universo diaspórico carregado de dilemas e inquietações vinculados às questões de fronteira, individualidade, diferença, pertencimento e reconhecimento daqueles que se estabelecem em uma territorialidade para além de suas raízes. As conexões entre as perspectiva caribenha, africana e indiana descortinam elementos invisíveis das várias “micro-diásporas” existentes, ou em formação, em cidades que se estão em pleno processo de crescimento populacional na região amazônica, em especial nas terras amapaenses. Sem se ater a caracterizações regionais ou locais, o ensaio apenas destaca pontos considerados como poderosas fontes inspiradoras/provocadoras de mudança de paradigmas na forma como lidar com os processos políticos e culturais que envolvem identidade e pertencimento na Foz do Rio Amazonas, em especial nas terras Tucujús.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.